Em seis encontros, este curso é uma apresentação dos valores e ferramentas da Cultura de Paz, em caráter introdutório. Um percurso potente, que nos apresenta uma estratégia para tornarmo-nos instrumentos de construção de paz. Esta é a 15ª edição
Datas das aulas
Serão seis aulas ao vivo, pelo zoom, em dois finais de semana, nos dias 24 e 25 de junho, e 1 e 2 de julho. As aulas permanecerão gravadas, para aqueles que não puderem estar ao vivo – e haverá espaços de pergunta e troca por e-mail e whatsapp.
Aula 1 – sexta, 24 de junho, 19:00 a 21:30
Aula 2 – sábado, 25 de junho, 9:00 a 11:30
Aula 3 – sábado, 25 de junho, 13:30 a 16:00
Aula 4 – sexta, 1 de julho, 19:00 a 21:30
Aula 5 – sábado, 2 de julho, 9:00 a 11:30
Aula 6 – sábado, 2 de julho, 13:30 a 16:00
Síntese do processo
Oferecido pelo Instituto Shanti Brasil, e chancelado pelo Consulado da Índia, o curso “Introdução à Cultura de Paz” é estruturado tomando por base os valores, ferramentas e biografias importantes para se construir uma sociedade não-violenta. Elabora a necessidade da construção de paz dentro de nós, em nível comunitário e no planeta. Na formação de 6 aulas, atravessaremos conceitos como o de Comunicação Não Violenta (CNV), Processos Circulares, Simplicidade Voluntária, Consumo Responsável, Ativismo Não-Violento e Direitos Humanos. O participante vai ser capaz de elaborar estratégias variadas de atuar, nos planos pessoal e coletivo, como um agente de mudanças, um instrumento de construção de paz.
Ementa:
Aula 1 – Cultura de Paz e Paz Interior
O que é Cultura de Paz
Os diferentes conceitos de paz
Paz interna e Paz no mundo
Equilíbrio emocional
Aula 2 – Habilidades Relacionais e CNV
Comunicação Não Violenta (CNV)
Autenticidade e Empatia
Os quatro elementos da CNV
Oito maneiras de escutar uma mensagem
Aula 3 – Vida Simples
Simplicidade Voluntária
Vida em Comunidade
Colapso climático
Consumo Responsável
Economia solidária
Aula 4 – Educação Para a Paz
Introdução à Educação Para a Paz
Contradições do modelo tradicional de Educação
Jogos Cooperativos
Experiências no Brasil e no mundo
Aula 5 – Ativismo não-violento e principais pacifistas
Ativismo Social Não Violento
Satyagraha e Ativismo Social Não Violento
Ativismo Espiritual / Ativismo Delicado
Gandhi, Luther King e Nelson Mandela
Aula 6 – Teoria do Conflito, Raízes da Violência e Direitos Humanos
Violência e Não-violência
Breve introdução à Mediação de Conflitos
Breve introdução à Justiça Restaurativa
Breve introdução aos Direitos Humanos
Investimento
Até 5/6, 10% de desconto – R$ 222,88
Parcelamentos em até 3 vezes.
O valor absoluto é R$ 247,65
Inscrições
E preencha também esse formulário com seus dados
Educador
Leandro Uchoas é presidente do Instituto Shanti Brasil. Venceu o Prêmio Cultura de Paz da OAB em 2020, e o Prêmio Fazedores do Bem em 2019. É pós-graduado em Cultura de Paz e Não-Violência na universidade Gujarat Vidyapith, fundada por Mahatma Gandhi (onde este instituto foi criado). Ministra cursos e vivências de CNV, Cultura de Paz, Simplicidade Voluntária e Masculinidade. É autor do livro: “Seja a Mudança: o Brasil visto e debatido a partir do legado de Gandhi”. Criou o Jogo da Cidadania, e o Baralho da Transformação, de estímulo à participação cidadã. Leandro também pertence ao quadro de educadores do Gaia Education Design Para Sustentabilidade.
Mais detalhes sobre as aulas
Começamos, no primeiro encontro, aprofundando os conceitos de paz, e o que se entende por Cultura de Paz, nos planos individual e coletivo. Abordaremos também percepções e estratégias de elaboração e manutenção de paz interior e felicidade. No segundo encontro, partimos para construir nossas habilidades relacionais, capacidade de se conectar com o outro com verdade e empatia – priorizando o uso de CNV.
Em seguida, na aula 3, vamos mergulhar em nossa relação com as outras dimensões da vida: a Natureza, os animais. Então, vamos explorar o conceito de Simplicidade Voluntária. A partir do reconhecimento de que não temos recursos infinitos em um planeta finito, a paz demanda levar uma vida mais simples, espiritualizada, preenchendo apenas nossas necessidades básicas e secundárias. A partir desse raciocínio, também vamos pensar nosso papel em uma sociedade de consumo. No quarto encontro, falemos sobre Educação para a Paz, apontando as contradições do modelo tradicional de Educação e alternativas concretas para sua superação através de estratégias não-violentas.
Na aula 5, partiremos para estratégias de ação efetivas. Começaremos entendendo o que propõe o Ativismo Social Não-Violento e conceitos próximos (Ativismo Espiritual e Ativismo Delicado). Nesse momento, mergulharemos também nas três principais trajetórias inspiradoras nesse campo: Martin Luther King, Mahatma Gandhi e Nelson Mandela. No último encontro, vamos estudar também as raízes da violência, o papel da desigualdade, a emergência dos Direitos Humanos como proposta de paradigma civilizatório, e a relação entre todos esses campos. Conversaremos bastante sobre o Conflito e como se relacionar com ele.
O participante do curso certamente entrará em contato com informações novas, conceitos recém-chegados ao Brasil, e diferentes formas de se pensar a vida. O curso funciona como um convite para uma reformulação de visão de mundo, e permitirá que seu participante sinta-se, ao fim, como um agente vivo da mudança. Esse processo é uma espécie de síntese da Jornada Cultura de Paz, que é o principal projeto do instituto.