Desde 2019, o Instituto Shanti Brasil promove círculos restaurativos com homens para amadurecer noções de Masculinidade. Semanalmente, homens se encontram para trabalhar, em si, um novo paradigma de masculino, e combater os efeitos nocivos da construção de sua masculinidade. Há uma reunião fixa todas as segundas-feiras, às 18h30, online ou presencial.
A maioria dos círculos é feita exclusivamente com participação de homens (identidade de gênero). Trabalha-se um tema por semana, através de falas em círculo, e de exercícios específicos. O trabalho tem como base, na formulação de sua metodologia, a Comunicação Não Violenta (CNV) e os Círculos de Construção de Paz.
Além disso, o trabalho é realizado com frequência em empresas, construindo círculos ou palestras com funcionários, online ou presencial. Atuamos, com diferente frequência, em companhias como Neoenergia, Eaton e Priner. Em ongs, a ação com homens já aconteceu em entidades como Crescer e Viver e O Som das Comunidades.
Os círculos também são realizados em escolas particulares e públicas, além de abrigos, geralmente com adolescentes. Eventualmente, realiza-se nas escolas também o círculo misto – com participação de mulheres. E um trabalho específico é realizado no Tribunal de Justiça, com homens autores de violência doméstica, no contexto da Lei Maria da Penha. O trabalho rendeu a este instituto o Prêmio Cultura de Paz 2020 da OAB-RJ.
Nos círculos semanais, são trabalhados temas como: agressividade, traumas de infância, o paradigma do homem provedor, paternidade, relacionamento amoroso etc. A cada semana se escolhe um tema diferente. Frequentemente, são escolhidos a partir de sugestões dos participantes. Já foram usadas, como suporte ao trabalho, ferramentas como Constelação Familiar, Biodança e Aromaterapia.
Círculo em outros espaços
Eventualmente, o Instituto Shanti Brasil leva o Círculo de Homens a espaços que fazem a contratação do trabalho. Nestes casos, tem uma proposta fechada de 10 encontros temáticos, com homens inscritos pela instituição parceira. Caso queira contatar o Instituto Shanti Brasil para estes trabalhos, mande um e-mail ou mensagem no whatsapp.
Os 10 temas são os seguintes:
a) micromachismos;
b) relações amorosas;
c) paradigma do homem provedor;
d) relações sexuais;
e) traumas de infância;
f) paternidade;
g) agressividade;
h) assédio moral e bullying;
i) traumas de adolescência;
j) relacionamento abusivo.
O projeto também oferece um processo de formação de facilitadores, que envolve 6 a 8 encontros em formato de aula-vivência, e 6 a 8 encontros em formato de círculo. O objetivo é disseminar sua metodologia, e multiplicar esse trabalho para outros locais.
A coordenação é de David Aquino Filho, Daniel Fabrizio e Leandro Uchoas. Links relacionados ao projeto podem ser encontrados neste endereço.