Categorias
Círculo

Homens avaliam resultado de Grupo Reflexivo em São João

O Instituto Shanti Brasil promove Grupos Reflexivos no Tribunal de Justiça de São João de Meriti, através de Círculos de Homens, envolvendo homens ligados a processos de violência doméstica. A proposta é fazer uma abordagem acolhedora de conscientização dos efeitos, no homem, de padrões nocivos de masculinidade. O trabalho conta com parceria da juíza Renata Medina de Macedo, titular do I Juizado de Violência contra a Mulher da cidade fluminense.

O próximo grupo de homens a atravessar por esse processo terá início em março ou abril. O instituto elaborou uma avaliação com o grupo anterior, através de formulário, conforme determina a metodologia dos grupos reflexivos. Os resultados foram bem positivos. Os participantes foram convidados a preencher questionamentos no formato de uma pesquisa quantitativa. Não era obrigatória a identificação da pessoa, no formulário. Em todos os itens avaliados, a nota foi máxima ou próxima a máxima.

RESULTADOS
A média de idade é de aproximadamente 49 anos. Todos avaliaram, com a nota máxima, que o encontro os fez repensar os comportamentos dos homens em geral. Todos avaliaram, com nota máxima, que o coletivo e o facilitador os acolheu e os ouviu plenamente. Sobre a qualidade dos temas apresentados, em uma escala de 0 a 5, deram nota de 4,83. Apenas um integrante não soube dizer se o grupo lhe estimulou a buscar material sobre machismo ou sobre masculinidade tóxica (reportagens, podcasts, vídeos, etc) – os outros integrantes, todos, relataram que sim.

Quase todos, com apenas uma exceção, disseram que o círculo lhes alimentou as seguintes capacidades: melhora de sua autoestima; conhecimento ampliado de suas emoções e seus afetos; aumento da capacidade de responder pacificamente a situações de conflito; e reflexão sobre valores da masculinidade, sem fixação em papeis sociais instituídos. Dois terços relataram que o círculo melhorou sua relação intrafamiliar, e ajudou a cuidar de si mesmo. Segundo a metodologia, esses homens farão novo círculo após seis meses de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *