Categorias
Cursos

Cultura de Paz – Uma Introdução

Curso é um convite para a reestruturação dos nossos valores e práticas, de forma a tornamo-nos instrumentos de construção de paz.

Datas: aos sábados – 11, 18 e 25 de julho
Horário: 9:00 às 13:00
Plataforma Zoom

Oferecido pela Universidade Pampédia, em parceria com o Instituto Shanti Brasil, o curso “Cultura de Paz – Uma Introdução” é estruturado tomando por base os valores, ferramentas e biografias importantes para se construir uma sociedade não-violenta. Elabora a necessidade da construção de paz dentro de nós, em nível comunitário e no planeta. Na formação, atravessaremos conceitos como o de Comunicação Não Violenta (CNV), Processos Circulares, Simplicidade Voluntária, Consumo Responsável, Ativismo Não-Violento e Direitos Humanos. O participante vai ser capaz de elaborar estratégias variadas de atuar, nos planos pessoal e coletivo, como um instrumento de construção de paz.

Começaremos entendendo nossa relação com as outras dimensões da vida: a Natureza, os animais. Então, vamos mergulhar no conceito de Simplicidade Voluntária. A partir do reconhecimento de que não temos recursos infinitos em um planeta finito, a paz demanda levar uma vida mais simples, espiritualizada, preenchendo apenas nossas necessidades básicas e secundárias. A partir desse raciocínio, também vamos pensar nosso papel em uma sociedade de consumo, e entender como podemos reconstruir a economia direcionando nossas ações individuais e coletivas como consumidores.

A Universidade Livre Pampédia oferece cursos presenciais e online

Aprofundaremos, no segundo encontro, nossas habilidades relacionais. Como podemos reelaborar a forma como nos comunicamos, e trazer qualidade para as trocas na relação, especialmente quando houver conflito. Vamos mergulhar nos fundamentos da Comunicação Não Violenta. Iremos, ainda, entender outros conceitos da Cultura de Paz, como o Trabalho com Propósito – quando conseguimos organizar nossa vida profissional a partir do propósito, estamos semeando paz interna e externa.

No terceiro encontro, partiremos para estratégias de ação efetivas. Começaremos entendendo o que propõe o Ativismo Social Não-Violento e suas variantes (Ativismo Espiritual e Ativismo Delicado). Nesse momento, mergulharemos também nas três principais trajetórias inspiradoras nesse campo: Martin Luther King, Mahatma Gandhi e Nelson Mandela. Por fim, vamos estudar também as raízes da violência, o papel da desigualdade, a emergência dos Direitos Humanos como proposta de paradigma civilizatório, e a relação entre todos esses campos.

O participante do curso certamente entrará em contato com informações novas, conceitos recém-chegados no Brasil, e diferentes formas de se pensar a vida. O curso funciona como um convite para uma reformulação de visão de mundo, e permitirá que seu participante sinta-se, ao fim, como um agente vivo da mudança.

Programa:

AULA 1- Simplicidade Voluntária e Consumo Responsável (11 de julho)

Simplicidade Voluntária
O Bem-Viver
Vida em Comunidade
Colapso climático
Essência de Bauman (indivíduo e mercadoria)
Escassez e Abundância
Consumo Responsável – uma visão progressista
Economia Solidária
Decrescimento e Moedas sociais

AULA 2 – Habilidades Relacionais e Cultura de Paz (18 de julho)

Comunicação Não Violenta (CNV)
Não-violência e Empatia
Os quatro eixos da CNV
Escuta empática
Oito maneiras de escutar uma mensagem
Autoempatia
Paz interna e Paz no mundo
Breve introdução à Educação Para a Paz
Jogos Cooperativos
Trabalho com Propósito

AULA 3 – Ativismo Não Violento e Direitos Humanos (25 de julho)

Ativismo Social Não Violento
Satyagraha e Ativismo Social Não Violento
Ativismo Espiritual / Ativismo Delicado
Os métodos de Gene Sharp
Introdução ao pensamento de Gandhi
Luther King e Nelson Mandela
Racismo, Machismo, Homofobia, Drogas
Violência e Não-violência / Direitos Humanos
Breve introdução à Justiça Restaurativa
Breve introdução à Mediação de Conflitos
Reencarnação e violência

Inscrições

As inscrições são realizadas pelo site da Universidade Livre Pampédia.

Educador

Leandro Uchoas é educador, ativista social e jornalista. Com pós-graduação em Cultura de Paz e Não-Violência na universidade Gujarat Vidyapith, fundada por Mahatma Gandhi. Dirige o Instituto Shanti Brasil, entidade de promoção de Cultura de Paz através do qual ministra cursos, círculos e vivências em Cultura de Paz, Comunicação Não Violenta (CNV), Masculinidade, Simplicidade Voluntária e Educação Para a Paz. Atua em ongs, abrigos, escolas e no Tribunal de Justiça. É de sua autoria o livro: “Seja a Mudança: o Brasil visto e debatido a partir do legado de Gandhi” e o Jogo da Cidadania, de estímulo à participação cidadã. Foi um dos ganhadores do prêmio “Fazedores do Bem” em 2019.

Outros cursos da Pampédia

No site oficial, você investiga outras formações da Universidade Livre Pampédia, especialmente em EaD.

Entre 27 de julho e 5 de agosto, acontecerá o curso Música e Transformações Sociais. Será às segundas e quartas, 20:00 a 22:00. O curso pretende contribuir para a elaboração de uma chave de leitura que possibilite compreender as relações entre os movimentos culturais surgidos na segunda metade do século XX e seus contextos histórico-sociais analisando as expressões artísticas elaboradas por estes movimentos. Com isso, pretende-se elaborar um olhar crítico e analítico a respeito das realidades atuais (século XXI) e do papel dos jovens nestes contextos.

Uma resposta em “Cultura de Paz – Uma Introdução”

Os cursos do prosessor Leandro Uchoa são maravilhosos e ele é especial. Uma abordagem coerente e um estímulo à reflexão a adoção de atitudes e mudanças de hábitos que refletem nas relações e na vida do Planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *