Círculo de Homens

Desde 2019, o Instituto Shanti Brasil promove círculos restaurativos com homens para amadurecer noções de Masculinidade. Semanalmente, homens se encontram para trabalhar, em si, um novo paradigma de masculino, e combater os efeitos nocivos da construção de sua masculinidade. Há uma reunião fixa todas as segundas-feiras, às 18h30, online ou presencial.

A maioria dos círculos é feita exclusivamente com participação de homens (identidade de gênero). Trabalha-se um tema por semana, através de falas em círculo, e de exercícios específicos. O trabalho tem como base, na formulação de sua metodologia, a Comunicação Não Violenta (CNV) e os Círculos de Construção de Paz.

Reportagem da GloboNews sobre o trabalho do Shanti Brasil.

Além disso, o trabalho é realizado com frequência em empresas, construindo círculos ou palestras com funcionários, online ou presencial. Atuamos, com diferente frequência, em companhias como Neoenergia, Eaton e Priner. Em ongs, a ação com homens já aconteceu em entidades como Crescer e Viver e O Som das Comunidades.

Os círculos também são realizados em escolas particulares e públicas, além de abrigos, geralmente com adolescentes. Eventualmente, realiza-se nas escolas também o círculo misto – com participação de mulheres. E um trabalho específico é realizado no Tribunal de Justiça, com homens autores de violência doméstica, no contexto da Lei Maria da Penha. O trabalho rendeu a este instituto o Prêmio Cultura de Paz 2020 da OAB-RJ, e o Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos 2024 (menção honrosa).

Toda segunda, há um círculo fixo de homens realizado no Crescer e Viver.

Nos círculos semanais, são trabalhados temas como: agressividade, traumas de infância, o paradigma do homem provedor, paternidade, relacionamento amoroso etc. A cada semana se escolhe um tema diferente. Frequentemente, são escolhidos a partir de sugestões dos participantes. Já foram usadas pontualmente, como suporte ao trabalho, ferramentas como Constelação Familiar, Biodança e Aromaterapia.

Eventualmente, também fazemos o trabalho estruturado na Mandala dos Homens. Ou seja, os temas são escolhidos de acordo com uma mandala, que percorre sequencialmente esferas específicas do comportamento humano.

As tirinhas da Mafalda já abordavam o tema.

Círculo em outros espaços
Eventualmente, o Instituto Shanti Brasil leva o Círculo de Homens a espaços que fazem a contratação do trabalho. Nestes casos, tem uma proposta fechada de 10 encontros temáticos, com homens inscritos pela instituição parceira. Caso queira contatar o Instituto Shanti Brasil para estes trabalhos, mande um e-mail ou mensagem no whatsapp.

Os 10 temas são os seguintes:
a) micromachismos;
b) relações amorosas;
c) paradigma do homem provedor;
d) relações sexuais;
e) traumas de infância;
f) paternidade;
g) agressividade;
h) assédio moral e bullying;
i) traumas de adolescência;
j) relacionamento abusivo.

Documentário “O Silêncio dos Homens” aborda debate de Masculinidade.

O projeto também oferece um processo de formação de facilitadores, que envolve 6 a 8 encontros em formato de aula-vivência, e 6 a 8 encontros em formato de círculo. O objetivo é disseminar sua metodologia, e multiplicar esse trabalho para outros locais.

A coordenação é de David Aquino Filho, Daniel Fabrizio e Leandro Uchoas. Links relacionados ao projeto podem ser encontrados neste endereço.

Charge satirizando os padrões nocivos de masculinidade.