Estratégias de transformação pessoal, social e planetária em bases não-violentas
De 18 de março a 17 de dezembro, o Instituto Shanti Brasil está promovendo um percurso completo pela Cultura de Paz. Serão 30 aulas-encontros, durante 10 meses – três aulas no terceiro fim de semana de cada mês. Estruturada em um conceito amplo e contemporâneo de Cultura de Paz, a jornada atravessa tanto a construção de Paz Interior, quanto a projeção de paz no mundo. Explora as ferramentas e valores de sustentação da Cultura de Paz: Comunicação Não Violenta, Justiça Restaurativa, Reconexão com a Natureza, Educação Para a Paz, Novas Economias, Mediação de Conflitos, Ativismo Não-Violento, entre outros trajetos. O curso é chancelado pelo Consulado Honorário da Índia. Liderados por Leandro Uchoas, presidente do instituto, o curso conta com 17 educadores especializados.
O objetivo dessa formação é dar feição palpável aos nossos encantos. É uma tentativa de fornecer subsídios para tornar mais sólidos os nossos sonhos de um mundo mais doce, mais sadio, mais pacífico e mais solidário. Se você está entre os que se encantam com a ternura das coisas, e que querem construir de forma sólida uma era de paz sobre o mundo, esse é o percurso para você atravessar. Essa trajetória tem modificado a vida de muita gente, e pode também modificar a sua. Vem com a gente nessa jornada!
Este curso conta com material didático, e as aulas serão todas online, na plataforma zoom, utilizando exposição teórica, vídeos, jogos, dinâmicas e exercícios. A turma tem tamanho limitado, para dar maior possibilidade de participação e estudo. Ao final, o participante será convidado a desenvolver um projeto simples, em qualquer linguagem e formato. Este projeto poderá ser apresentado em reunião online, ou em encontro alternativo presencial em dezembro. Desde 2018, o modelo introdutório do curso de Cultura de Paz já formou 14 turmas, entre encontros presenciais e online. Já foram estabelecidas parcerias com entidades públicas e privadas.
Clique aqui e se inscreva!
QUANDO
De março a dezembro, no terceiro final de semana de cada mês (exceto quando houver feriado).
Será sempre uma aula na sexta, de 19:00 a 21:30. E duas aulas no sábado, de 9:00 a 11:30, e de 13:30 a 16:00. No mesmo final de semana.
Confira as datas, de cada mês, na ementa!
ONDE
Plataforma Zoom, com link fixo a ser divulgado
(as aulas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma, em link privado, para os que não puderem estar presentes)
EMENTA
MÓDULO 01 – PAZ INTERIOR E MEDITAÇÃO (18 e 19 de março)
Aula 1: Acolhimento e Introdução à Cultura de Paz (Leandro Uchoas)
Aula 2: Paz interior e Felicidade // Equilíbrio Emocional (Leandro Uchoas)
Aula 3: Práticas Meditativas e Atenção Plena (Marcia Plessmann)
O primeiro módulo começa com dinâmicas de acolhimento e conexão empática. Na sequência, o foco é a conceituação do significado e do histórico do tema Cultura de Paz, sublinhando sua elaboração mais rica e ampla. Também se vai mergulhar no entendimento da construção de um ambiente de Paz Interior e Felicidade. Haverá um encontro somente sobre meditação, e sua contribuição na promoção de paz interior e equilíbrio emocional.
MÓDULO 02 – COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA (8 e 9 de abril)
Aula 4: Comunicação Não Violenta I (Leandro Uchoas)
Aula 5: Comunicação Não Violenta II (Leandro Uchoas)
Aula 6: Comunicação Consciente (Cristiana Miller e Ana Luiza Gama)
Este módulo inteiro é sobre o principal valor-ferramenta para fortalecimento de nossas habilidades relacionais. Entendendo o humano como um ser gregário, que necessariamente tem que conviver com a diferença e manusear conflitos, como a relação com os outros humanos pode ser mais sadia e não-violenta? A Comunicação Não Violenta (CNV) tem se projetado como uma das melhores estratégias de semear a Cultura de Paz nas relações. Nos três encontros, será abordada a CNV, com muitos exercícios e práticas. O participante também vai receber pistas sobre como atuar com CNV nas redes sociais, um dos grandes desafios da sociedade contemporânea. E vai mergulhar na reflexão sobre vulnerabilidade e raiva.
MÓDULO 03 – RECONEXÃO COM A NATUREZA (20 e 21 de maio)
Aula 7: Simplicidade Voluntária (Leandro Uchoas)
Aula 8: Consumo Responsável e Obsolescência Programada (Leandro Uchoas)
Aula 9: Solo e alimentação (Leandro Uchoas e Vinícius Palermo)
Esse trecho da caminhada representa a face ambiental da Cultura de Paz. Aqui, se vai falar sobre o colapso climático que ameaça a presença humana no planeta Terra, e a necessidade de se viver uma vida simples, com menos necessidades e mais propósito. Também será abordado o Consumo Responsável como valor-ferramenta para induzir a economia a transformações, modicando-se em direção a formatos mais circulares e menos impactantes do ponto de vista socioambiental. Por fim, será abordado o papel central que o solo tem na promoção de bem-estar e vidas com qualidade, e o papel de uma alimentação de qualidade.
MÓDULO 04 – NOVAS ECONOMIAS (10 e 11 de junho)
Aula 10: Vida em Comunidade e Bem Viver (Leandro Uchoas)
Aula 11: Novas Economias I (Gabriela Montenegro)
Aula 12: Novas Economias II (Gabriela Montenegro)
Esse módulo tem grande sintonia com o anterior. Começa sublinhando a necessidade de se resgatar modos comunitários de estar no mundo, onde a solidariedade, e a divisão de tarefas, dão base aos paradigmas dominantes – numa oposição ao individualismo crescente na sociedade. A conversa também é centrada no conceito originário dos povos aimará e quéchua, o Bem Viver. Os dois outros encontros serão sobre Novas Economias – como repensar os modelos econômicos orientadores de nossa sociedade a partir de novas bases. Serão abordados temas como Economia Circular, Moedas Sociais, Economia Solidária etc.
MÓDULO 05 – VIOLÊNCIA, NÃO-VIOLÊNCIA E DESIGUALDADE (15 e 16 de julho)
Aula 13: Violência, Não-violência, Desigualdade social e Privilégio (Leandro Uchoas)
Aula 14: Yamas do Yoga (Thiago Leão) e Cidadania e diversidade (Leandro Uchoas)
Aula 15: Direitos Humanos (Cristina Miller), Direitos dos Animais e Direitos da Natureza (Leandro Uchoas)
Nesse módulo, vamos investigar as raízes sociopolíticas da violência, para compreender a necessidade de construção da não-violência. Portanto, também falaremos sobre desigualdade social, como uma das principais causas da violência social e psicológica, e discutiremos a noção de privilégio. Seguiremos com uma maravilhosa aula-palestra sobre “Yamas do Yoga”, promovendo ainda os debates sobre cidadania e diversidade social. Por fim, no último encontro, falaremos do papel histórico dos Direitos Humanos, e da discussão mundial em torno dos Direitos dos Animais e da Natureza.
MÓDULO 06 – GESTÃO DE CONFLITOS (26 e 27 de agosto)
Aula 16: Introdução à Teoria do Conflito (Naura Americano)
Aula 17: Gestão de Conflitos (Naura Americano)
Aula 18: Mediação Emancipatória (Larissa Davidovich)
Nesta segunda metade da Jornada, os participantes vão mergulhar no entendimento de um conceito chave quando se fala em Cultura de Paz, o conflito. Ele será percebido como um elemento natural da vida, o que introduz a necessidade de investigar a natureza do conflito, e como se relacionar com ele. Vamos entender como a gestão de conflitos tem sido entendida e utilizada por instituições diversas como Justiça, Ministério Pública, escolas, sindicatos e igrejas. E conheceremos tipos específicos de mediação. O caminho da gestão de conflitos é um dos elementos da essência primeira da Cultura de Paz.
Obs. As datas inicialmente previstas eram 19 e 20 de agosto, mas tiveram que ser remanejadas.
MÓDULO 07 – EDUCAÇÃO PARA A PAZ (16 e 17 de setembro)
Aula 19: Outro olhar para a Educação (Mariana Petri e Leandro Uchoas)
Aula 20: Educação para a Paz (Maeve Vida e Leandro Uchoas)
Aula 21: Jogos Cooperativos (Leandro Uchoas) e Contação de Histórias (Bruno Olivieri)
Neste eixo, os participantes vão se conectar com a necessidade de se repensar as instituições educacionais, de maneira a não somente semear a paz, como também vivê-la nas relações educacionais. O primeiro encontro é sobre os modelos hegemônicos de Educação, e quais os seus limites e desafios, bem como quais os seus méritos. No segundo encontro, a vivência se estrutura no conceito “Educação Para a Paz”, avaliando seu histórico e sua concepção, e aplicação prática no cotidiano. O módulo termina com exposições sobre Jogos Cooperativos – com prática de alguns deles, e a Contação de Histórias como ferramenta de atuação.
MÓDULO 08 – ATIVISMO NÃO-VIOLENTO (21 e 22 de outubro)
Aula 22: Diálogo Inter-religioso (Dora Incontri) + Os grandes pacifistas (Leandro Uchoas)
Aula 23: Ativismo Delicado, Pós-ativismo, Ativismo Espiritual e Satyagraha (Leandro Uchoas)
Aula 24: Gênero e ativismo (Marina Dain e Leandro Uchoas)
Há grande sintonia aqui com o módulo anterior, porque a “educação” e a “ação criativa em espaços públicos” – base do ativismo – são formas de se disseminar valores por meios não-violentos. Iniciaremos com uma conversa importante sobre Diálogo Inter-religioso – semeando a tolerância entre os adeptos de diferentes sistemas de crença. Seguiremos com uma exposição deliciosa sobre a trajetória dos principais agentes da paz da idade contemporânea: Gandhi, Luther King, Mandela, Malala, Betinho entre outros. Em seguida, abordaremos as diferentes elaborações a respeito de um ativismo mais compassivo: ativismo delicado, pós-ativismo, ativismo espiritual e satyagraha. Finalizaremos com uma abordagem sobre gênero e ativismo, tão importante na construção de uma sociedade de paz.
MÓDULO 09 – JUSTIÇA RESTAURATIVA (18 e 19 de novembro)
Aula 25: Justiça Restaurativa I (Cristiane Castro e Leandro Uchoas)
Aula 26: Justiça Restaurativa II (Cristiane Castro e Leandro Uchoas)
Aula 27: Processos Circulares (Cristiane Castro e Leandro Uchoas)
Os participantes vão conhecer, nesse momento da caminhada, um outro olhar para o valor Justiça. Utilizando referências acadêmicas como Howard Zehr e Kay Pranis, serão demonstradas formas de se reconstruir o entendimento sobre o que é ser justo, em uma perspectiva restaurativa, no sentido de se reestabelecer relações e vínculos. Em paralelo com essa abordagem, investigaremos a fundo os Processos Circulares, como valores-mecanismos de gestão de conflitos e saneamento das relações. Este é um dos momentos mais mágicos do percurso.
MÓDULO 10 – TEMAS COMPLEMENTARES (16 e 17 de dezembro)
Aula 28: Estrutura de Gestão e Processos Colaborativos (Roberto Dertoni)
Aula 29: Saúde integral (Maurício Tatar)
Aula 30: Vontade // Vida com Propósito (Leandro Uchoas) e Cerimônia de Encerramento.
No último trecho do percurso, serão abordados temas complementares à Cultura de Paz. Primeiro, haverá um encontro-convite para entender novos modelos de estrutura de gestão e processos colaborativos. Depois, os participantes vão pensar a saúde em uma perspectiva integral, a salutogênese – para além de uma perspectiva de saúde como sendo a “ausência de doença”, mas sim a promoção do vigor saudável a partir da integralidade do humano. Também se falará da capacidade que a Vontade tem de nos mobilizar na direção de nossos propósitos, e se fará uma reflexão ampliada sobre Vida com Propósito. Por fim, haverá uma bonita atividade de encerramento.
Em que essa jornada é diferenciada
- Conexão empática da turma (as pessoas costumam permanecer conectadas para além do percurso).
- Aulas-encontro de conteúdo profundo, atual e rico – com dinâmicas, vídeos, meditações, trocas.
- Material pedagógico atualizado sobre cada trecho da trajetória.
- 16 educadores especializados, e uma educador-guia.
- Desenvolvimento de projetos pessoais no setor.
- Chancela do Consulado Honorário da Índia.
- Número de vagas limitado, de forma a aumentar a conexão e a participação.
INSCRIÇÃO E VALORES
Valor promocional apenas em 4 de abril: R$ 1.973,00
Ou 8 parcelas de R$ 246,62
EDUCADORES
Coordenador do projeto
Leandro Uchoas
Educador e principal referência da Jornada. É presidente do Instituto Shanti Brasil. Venceu o Prêmio Cultura de Paz da OAB em 2020, e o Prêmio Fazedores do Bem em 2019. É pós-graduado em Cultura de Paz e Não-Violência na universidade Gujarat Vidyapith, fundada por Mahatma Gandhi (onde este instituto foi criado). Ministra cursos e vivências de CNV, Cultura de Paz, Simplicidade Voluntária e Masculinidade. É autor do livro: “Seja a Mudança: o Brasil visto e debatido a partir do legado de Gandhi”. Criou o Jogo da Cidadania, e o Baralho da Transformação, de estímulo à participação cidadã. Leandro também pertence ao quadro de educadores do Gaia Education Design Para Sustentabilidade.
Educadores especializados (ordem alfabética)
Ana Luiza Gama
Advogada de formação, desde que conheceu os métodos autocompositivos de solução de conflitos, em 2015, tem se dedicado a aprofundar no tema. Incentivadora e pesquisadora da Cultura de Paz, é pós-graduada em Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa, e multiplicadora dos Processos Circulares; Foi mediadora na Câmara de Mediação de Conflitos da OAB-RJ e desde março de 2017 é facilitadora de diálogos na CEMEAR – Coordenadoria de Mediação de Conflitos e Sistema Restaurativo do Ministério Público do Rio de Janeiro. No final de 2020, junto a Cristiana Miller, criaram a “tramas-tecendo relações”, empresa que se propõe a levar a comunicação consciente, habilidades socioemocionais e mediação de conflitos para diversas áreas.
Beto Dertoni
Consultor de desenvolvimento humano e organizacional, atuando há mais de 20 anos tanto em empresas como em ONGs e escolas Waldorf. Formado em Administração de Empresas, Ecologia Social, Pedagogia Waldorf, Liderança Horizontal e Aconselhamento Biográfico, tendo estudado Trimembração Social no Emerson College e no Centre for Social Development, na Inglaterra. Interessado em autodesenvolvimento e trabalho colaborativo, com um olhar sistêmico para a vida. Criador da Coolaborar e do Movimento do Manifesto Artivista Social, que trabalha pela transição consciente de pessoas, grupos e organizações para atuarem pela regeneração da vida no planeta, das relações entre os seres e do sentido de existir.
Bruno Olivieri
Artista, professor, arteterapeuta e mestrando em Artes na UFF. Em sua trajetória sempre prevaleceu a busca pela transformação social através da arte, educação e autoconhecimento. Artista há mais de 20 anos, participou de diversos espetáculos, se apresentando por mais de 150 cidade do Brasil, Chile e Argentina; ganhou quatro prêmios nacionais como melhor ator; gravou um CD e oito videoclipes autorais; foi professor de teatro em diversos cursos, projetos e escolas.
Cristiane Castro
Pós-graduada em Sociologia Urbana, pela UERJ. Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Professora da ESAJ (Escola de Administração Judiciária TJ/RJ). Formada pelo CEDECA-RJ (Centro de Defesa dos Direitos Humanos) e pela Escola da AJURIS (Associação de Juízes do Rio Grande do Sul) como Facilitadora e Instrutora em Justiça Restaurativa, na metodologia dos Círculos de Construção de Paz (método Kay Pranis). Realizou o Restaurative Justice Intensive Course, no Center For Justice And Peacebuilding da Eastern Mennonite University (EMU), nos EUA, em 2017. Atua no Núcleo de Justiça Restaurativa (TJ-RJ) com autocomposição de conflitos, na matéria infracional.
Cristiana Miller
Psicóloga de formação, se especializou em “Desenvolvimento e Saúde Mental na Infância e Adolescência”, e atuou em consultório durante anos, até se profissionalizar em Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa. Foi facilitadora no CEMEAR – Centro de Mediação de Conflitos e Sistema Restaurativo do Ministério Público do Rio de Janeiro de dezembro de 2018 a outubro de 2020, quando se juntou a Ana Luiza Gama e criaram a “tramas-tecendo relações”, empresa que se propõe a levar a comunicação consciente, habilidades socioemocionais e mediação de conflitos para diversas áreas. Atualmente terminando a Pós-graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global da PUC-RS.
Dora Incontri
Dora Incontri é jornalista, mestre, doutora e pós-doutorada em Filosofia da Educação, pela USP. Autora de mais de 40 obras sobre filosofia, espiritualidade, educação, espiritismo, infanto-juvenis e didáticos e de poesia. Fundadora e coordenadora da Universidade Livre Pampédia.
Gabriela Montenegro
Gabriela Cilento Conti Montenegro é arquiteta e urbanista pela Universidade Anhembi Morumbi. Practitioner em PNL – Programação Neurolingísica pelo INEXH. Especialista em Gestão de Projetos pela Business School. Designer de Comunidades Sustentáveis pelo Gaia Education. Integrante e treinadora no Hub Brasileiro do Transition Towns. Articuladora do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar. Idealizadora, coordenadora e tutora na Ecoversidade DPV – Design de Vida, programa de formação ecoprofissional para e com jovens. Cocordenadora do Gaia Jovem. Coidealizadora do Laboratório das Economias que cuidam. Mãe de gêmeas. Adora plantar, conversar, cozinhar e comer comida saudável, saborosa, sustentável e local.
Larissa Davidovich
Defensora Pública do Rio de Janeiro, com destacada atuação no Direito de Família e no Direito do Consumidor. Mediadora formada por diversas instituições, incluindo cursos avançados na Universidade de Columbia e na Universidade de Nova York. Capacitada em Mediação Familiar pelo IMAP (Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal). Possui formação em Práticas Colaborativas e integra o Conselho Consultivo do IBPC (Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas). Professora de diversos cursos de formação de mediadores, em especial do CBMA e da OAB.
Maeve Vida
Coordena o Programa Omnisciência de Educação para Paz e é uma das fundadoras da Escola Arte de Ser. Ambos projetos têm como inspiração os ensinamentos da filosofia How-To-Live do mestre iogue e educador indiano Paramahansa Yogananda, que aplica os princípios da ciência da Yoga na área da Educação. Formada em Comunicação Social, com pós-graduação em Pedagogia Montessori, é autora de diversos livros infanto-juvenis como Saudação ao Sol, Gandhi, o Herói da Paz, Francisco, o Herói da Simplicidade, O Caminho da Flor, Não ao Consumismo, Sim ao Heroísmo, entre outros. Tem atuado como professora voluntária de meditação para crianças e adolescentes há mais de 20 anos na Self-Realization Fellowship, organizando aulas e retiros.
Márcia Plessman
Graduada em Pedagogia com especialização em Administração de RH na FGV, tendo atuado nessa área durante 12 anos na Prefeitura Municipal de São Paulo. Mestre em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professora, coordenadora e diretora em instituições escolares públicas e privadas, por mais de 25 anos. Capacitada em Filosofia, Ética e Psicologia Prática na Palas Athena desde 1994. Integra a equipe de professores dos cursos de Práticas Meditativas, o corpo de facilitadores da Capacitação em Cultura de Paz – Redes de Convivência da Palas Athena para o Programa Segurança Humana da UNESCO, e a equipe de professores da Palas Athena para programas socioeducativos.
Mariana Petri
Bióloga, professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ. Coordena o Núcleo de Estudos em Educação Ambiental e Agroecologia do Ifes – campus Centro-Serrano. Pesquisa e atua na Educação em Agroecologia, especialmente voltada para processos de transição agroecológica no contexto rural.
Marina Dain
Marina Dain, é Mãe, Educadora, Facilitadora de Grupos, Facilitadora Gráfica, Designer e Bailarina e pós graduada em Psicologia Positiva. É cofundadora da Ecovila Terra Uma, em Minas. Desde 2003 se dedica ao estudo, pratica e difusão da sustentabilidade integral. Em 2008 Mergulhou na experiência de viver em comunidade, onde promove e experimenta processos horizontais, ecologicamente responsáveis e economicamente justos, na busca de promover uma cultura regenerativa, de parceria e respeito. Sua trajetória é uma dança que costura e integra de forma transdisciplinar a experimentação e a partilha dos conhecimentos apreendidos em forma de cursos e vivências. Desde 2009 é coordenadora dos programas Gaia Education Design para Sustentabilidade (GEDS) do Rio, Terra Una, e São Paulo. Em 2019 passou a ser facilitadora do GEDS On-line em português.
Maurício Tatar
O médico Maurício Tatar, é Formado pela UERJ há mais de 30 anos. Ao longo de sua trajetória, Tatar ampliou sua visão sobre a medicina, especializando-se em Homeopatia, Acupuntura, Psico-oncologia e Clínica da Dor. Hoje define-se como um médico de família. Há pouco mais de um ano, Tatar lançou o livro “Cuidar de si: uma busca interior da saúde total”.
Naura Americano
Possui graduação em psicologia e especialização em Psicologia Jurídica pela UERJ. Mestre em Mediação de Conflitos pela APEP de Buenos Aires. Atua como mediadora e supervisora de mediação de conflitos no TJRJ. Ministra aulas de mediação e conciliação na Escola de Administração Judiciária -ESAJ e na Escola da Magistratura -EMERJ. Sócia fundadora da Sociedade de Mediação de Conflitos, Consultoria e Treinamento Profissional-SOMEC-RJ.
Thiago Leão
Thiago Leão é o coordenador do Instituto Hermógenes de Yoga, com especialização em yogaterapia. Acompanhou seu avô e guru Hermógenes por mais de 15 anos. Várias viagens à Índia, tendo estudado em várias escolas de yoga. Dá palestras sobre os ensinamentos do professor em todo o Brasil e Portugal.
Vinicius Palermo
Vinícius Palermo é educador, contador de histórias, terapeuta e clown. É um dos pioneiros do Círculo de Masculinidades do Shanti Brasil, como integrante e facilitador. Realizou Círculos de Homens em abrigos de menores. Facilita o programa Escolha a Calma, e é praticante da filosofia do Raja Yoga há mais de dez anos. Está se especializando em arte-terapia e em palhaçaria. É formado em Terapias Naturais pela Unipaz e em design pela sustentabilidade no Gaia Education. “Ser humano em formação”, como gosta de se definir, Vinícius também atuou como educador ambiental em projetos socioambientais.
Curso Introdutório
Caso você só queira, nesse momento, fazer o curso de caráter introdutório (Introdução à Cultura de Paz), que tem um formato de apresentação desse universo (apenas 6 aulas), clique abaixo.
5 respostas em “Jornada Cultura de Paz 2022”
Esta jornada é um convite a uma experiência regeneradora, um verdadeiro manancial de sabedorias que apontam novos caminhos, formas e possibilidades reais para a construção de um mundo mais equalitário, justo e humano, desde nossa evolução pessoal à evolução planetária integrando todas as areas da nossa existência , desde os aspectos materiais às mais sutis e espirituais no sentido de acordar valores, princípios e ética que, na verdade, tem a ver com o sagrado que rege todas as relações e religam o ser humano à fé e a esperança que, nasce e renasce, de dentro para fora em cada um de nós e para além, reverberando no Universo numa Cultura de Paz.
https://shantibrasil.com/jornada-cultura-de-paz-2022/
Olá
Meu nome é Marcia Teles de Menezes
Gostaria de saber mais informações sobre o curso
Só tive acesso a esse evento hoje.
Como já perdi várias atividades, gostaria de saber quando acontecerá a próxima turma.
E também se está programado um curso presencial.
Grata
Tá bem, Márcia. Vamos te mandar um e-mail explicando!
Boa tarde! Ainda é possível aderir à jornada, mesmo sem ter participado do primeiro módulo?
É possível sim. Manda um email pra gente contato@shantibrasil.com ou simplesmente se inscreva nos links dessa página