Por Leandro Uchoas
Esse não é mais um engenhoso texto pessimista sobre o drama que se vive hoje, no Brasil e no planeta. Para isso, muito se tem escrito – e temo que essa ampla produção apenas reafirme o desânimo e a desesperança quanto ao futuro. Amigas e amigos, nesse momento de travessia desafiadora, não temos escolha, senão a esperança.
Aos trancos e barrancos, estamos chegando a 2021, e eu sei que tem sido muito difícil. Não é meu objetivo negar. O ano de 2020 não construiu uma boa imagem, e não deixa muitos fãs. Além da trágica pandemia, a ascensão de um campo social negacionista no mundo todo. E além da crise sanitária, o Brasil também enfrenta uma eterna crise social, econômica, política, ambiental e ética.
Pois sim, é em meio a esse cenário de trevas que quero trazer boas notícias – e ouso anunciar que elas não são poucas. Elas não apagam o drama que estamos vivendo (digo isso com ainda mais respeito por aqueles que perderam entes queridos). Mas quando penso nelas, no escuro da noite, meu coração é tomado por doçura, leveza e… esperança!
Tenho andado muito pelas estradas do mundo – durante a pandemia, tive que trilhá-las pelos quadradinhos apertados do zoom e do meet. Amigas e amigos, é impressionante a quantidade de Gente com G maiúsculo que já constrói o amanhã! É impressionante ver tantas pessoas que se conectaram com seu propósito, que despertaram para a verdade, e que já tecem a humanidade do futuro à luz do dia! São muitos!
Ouso dizer que hoje, existe mais gente fazendo o bem do que já houve em toda a história da humanidade. Sim, você não leu errado. E isso, por óbvio, não é pouca coisa. É que o bem nem sempre é notícia. Nunca houve tantos projetos e ideias inovadores e bem-intencionados como agora. Nunca houve tanto projeto social de relevo – especialmente no Brasil! Nunca houve tantas portas abertas para os que sofrem. Nunca houve tanto experimento social de construção de outro modelo civilizatório.
Ouso anunciar, portanto, que este mundo está mesmo grávido de outro. Afirmo, com convicção, que escondida por trás da pandemia, das guerras, das desigualdades, das intolerâncias, das injustiças e de toda espécie de dor, já existe uma nova humanidade em teste. Por isso, nessa passagem de ano, quero lembrar que os inventores do amanhã existem, e são muitos, e que colorem as ruas do mundo, historicamente manchadas de sangue, com as cores da esperança, do amor e da liberdade.
Não vou mentir pra vocês. Ainda nos veremos tomados pelo desânimo. Muitas vezes, neste ano e no próximo, a desesperança vai bater à nossa porta, sentar à nossa mesa, e nos envolver por completo. Em todos esses momentos, sugiro que lembremos do mundo que virá, que mantenhamos nossos sonhos vivos e nossos planos sólidos. E que o façamos com vigor e fé.
O ano de 2021 começa com incontáveis sonhadores, inventores de planos novos, espalhados pelo mundo. Estão ainda fracos perante os tiranos, e ainda são invisíveis diante dos vaidosos. Mas existem. E são muitos. Nas esquinas menos famosas do Brasil e do mundo, tenho conhecido projetos lindos, pessoas maravilhosas. Não tenho dúvida de que o amanhã já começou.
Deixo aqui listados, em ousados itens de esperança, como será o mundo que substituirá esta explosão de sofrimentos vivenciada hoje. Falo do amanhã dourado, que já habita os recantos da Terra, em subúrbios, garagens e porões.
- Na humanidade de amanhã, as pessoas não mais correrão pelas ruas, atônitas, escravas de seu relógio. Antes, correrão por parques e praças, para abraçar-se, para rir, para cantar, para dançar e para contar histórias.
- Os povos não mais se dividirão em rabiscos imaginários, quando a palavra “fronteira” perder significado e deixar de existir. E então as guerras serão feitas apenas de travesseiro, e só haverá exército se for feito de poetas e cantores.
- Os homens se preocuparão muito com a cor dos prédios, das avenidas, dos campos, das praças, dos chafarizes e nunca mais se preocuparão com a cor da pele.
- O amor será considerado a virtude mais elevada, e gerações duvidarão que um dia, em algum tempo distante, alguém já foi discriminado por amar uma outra pessoa do mesmo gênero.
- As contas a pagar, os sobrenomes e os cargos não se tornarão mais importantes do que a amizade, a partilha, a arte, o vento, o sol e a lua. Nunca mais.
- A vida terá mais de feminino, mais de boemia, mais de vagabundagem, mais de poesia, mais de loucura, mais de sensibilidade. E se decretará, em lei, que todo encontro ou reencontro, mas todo mesmo, deve ser como um abraço em Deus.
- Os homens da Política não mais almejarão a fortuna, enganosa, ou o poder, passageiro. E os cidadãos comuns entenderão que de seu voto depende a sanidade da Política. Afinal, virar as costas para o problema é ser conivente com ele.
- A crise ambiental será resolvida com a única solução possível: a mudança radical do modo de se organizar a vida no planeta, a partir da simplicidade e da solidariedade.
- Os jovens só se entregarão a alguns poucos vícios: gargalhar, dar cambalhota, sambar e caminhar assobiando.
- Todos os religiosos do mundo se darão as mãos e formarão uma grande roda, e nesse instante decidirão substituir toda religião por pura e simples espiritualidade.
Tenho certeza que isso não é apenas o registro utópico de um sonhador. Em gestação, esse mundo já existe. Sei que ainda não sairá das garagens e porões em 2021, mas seguirá sendo gestado. Considero importante pedir a todas e todos que se lembrem dele nos piores dias do próximo ano, que trabalhem por ele, que não esqueçam de que não estão sozinhos, e que não deixem o desânimo da dor de hoje afogar o êxtase de amanhã. Feliz ano novo!
15 respostas em “Não temos escolha, senão a esperança”
O seu texto deixou meu coração cheio de esperança, Leandro. Muito obrigado.
Bora lá, fazer acontecer! Construir a nós mesmos, humanos melhores para o nosso planeta!
Esse foi o texto mais animador que li em 2020. Gratidão pelo presente que vai me acompanhar no novo ano.
Confio que estamos construindo nossas dez felicidades.
Querido Leandro, emiciobada, faço coro com você e me junto aos sonhadores, com foco na utopia e é para ka que eu quero ir, é no que escolho acrefitar e sei dessa família que aos quatro cantos do mundo reza nesta mesma cartilha!!!! “TAMOJUNTO” nesta gestação!!!!
GRATIDÃO por cada um de seus sonhos e por sua capacidade de açao, de realização!!!
Gratidão infinita !!!
Meu irmão, seu texto é um arco-íris feito de fé, esperança, caridade, amor, verdadeiro amor, compaixão, alegria e simplicidade. Vc tem razão quando afirma que muita gente boa afinada com as propostas de um novo mundo, está, muitas vezes silenciosamente produzindo as sementes da nova humanidade em muitas esquinas e garagens, em celeiros e jardins, sem esmorecimento, com coragem e determinação. Gratidão
Diante do que li, Sigo na certeza de que, estou no caminho certo…
Sejamos pontos de luz!
Não tenhamos medo de” esperançar “!
Viva, Leandro!
Muito lindo seu texto, Leandro. Vamos continuar tendo esperança. Toda utopia nasce no nosso coração depois ela toma forma e é gerada. Gratidão!
Linda mensagem! Sinto que essa humanidade já está acontecendo. Esse ano é o inicio de tudo! Beijos
Leandro, como toda gestação tem seus incômodos e dores, tem também o conforto de que está tudo isso faz parte e está na mais perfeita ordem.
Parabéns pelo texto!
Querido Leandro, obrigada pela partilha desse texto, me ajudou a resgatar o que acredito e luto todos os dias, nossa rede do bem! Confesso que ando um pouco confusa nessa maluquice que estamos vivendo, mas seu texto foi como uma luz para iluminar nossa jornada de mudança e transformação. Obrigada!!
Que lindo, Leandro! Obrigada por nós lembrar das nossas Utopias.
“Se as coisas são inatingíveis (agora), não é motivo para não quere-las. Que triste o caminho se não fora, a mágica presença das estrelas” . Mário Quintana. Você é uma estrela. E das grandes!!!! Muitos beijinhos.
Leandro texto inspirador. Realmente ouvi sobre a solidariedade e ajuda e inovações q deram certo. Confesso q fico feliz de ver as pessoas se reinventando, trazendo o humano para o humano, acredito q a Pandemia deu essa luz na inovação. E espero imensamente q continuemos assim, afinal somos sobreviventes de um ano inimaginável. Feliz 2021 com amor luz esperança fé saúde inovações harmonia…..
Você encheu meu coração de alegria e esperança no amor que creio (confio). Obrigada! Tudo isso é o meu sonho desejado tbm.
Que lindo Leandro!! é uma alegria saber de sua sensibilidade, amor, compromisso e trabalho tomando espaço e corações. Grata por tê-lo encontrado. Que sejamos muitos tocados pela sua presença. Grande fraterno abraço! Carinho de sempre.