Jornada Cultura de Paz

Este é o principal projeto deste instituto. É um percurso completo e online pela Cultura de Paz, em todos os seus aspectos. Contempla os três níveis da construção de paz, pela perspectiva gandhiana: a paz interior, a paz relacional (convivência e conflito), e a paz planetária. São 10 módulos, durante 10 meses (sempre no terceiro final de semana de cada mês), de março a dezembro. Três aulas por módulo – uma na sexta, e duas no sábado. As aulas são online e ao vivo, mas sempre são gravadas para aqueles que não puderem estar presentes. Este curso tem a chancela do Consulado da Índia

Na dimensão de paz interior, a Jornada Cultura de Paz trabalha os elementos de gestão das emoções, e mergulha no debate acadêmico sobre felicidade e sobre equilíbrio emocional. E aborda a meditação em suas múltiplas possibilidades, e sob a perspectiva científica. De forma complementar, também aborda a saúde em uma perspectiva holística.

Para trabalhar as habilidades relacionais, utiliza-se sobretudo as tecnologias de convivência. Nesse sentido, há módulos específicos somente sobre Comunicação Não Violenta, Justiça Restaurativa e Gestão de Conflitos. O trabalho parte do entendimento do humano como um ser relacional, gregário – nesse sentido, a paz nas relações é trabalhada a partir da capacidade de gerenciar conflitos e dar ambiência pacífica à dimensão da convivência.

Em 2023, houve um encontro presencial das pessoas que faziam a Jornada.

Do ponto de visto da paz planetária, o instituto propõe o debate sobre Regeneração/Sustentabilidade, a partir de uma proposta de reconexão com a natureza, vida simples e sustentável, e consumo consciente. Aborda-se também a dimensão econômica-ecológica, propondo novos e inovadores arranjos já experimentados em escala local.

A Jornada Cultura de Paz também disseca os valores-ferramentas utilizados para a disseminação de valores de paz, como a Educação Para a Paz e o Ativismo Não Violento. Há ainda um módulo apenas para entender as raízes sociológicas e psicológicas da violência, numa tentativa de propulsionar a não-violência.

A Jornada Cultura de Paz tem sido estruturada da seguinte forma:

Módulo 01 – Paz Interior e Equilíbrio Emocional (março)
Módulo 02 – Comumunicação Não Violenta (abril)
Módulo 03 – Regeneração: Paz Planetária (maio)
Módulo 04 – Novas Economias (junho)
Módulo 05 – Violência, Não-Violência e Desigualdade (julho)
Módulo 06 – Gestão de Conflitos (agosto)
Módulo 07 – Educação Para a Paz (setembro)
Módulo 08 – Ativismo Não-Violento (outubro)
Módulo 09 – Justiça Restaurativa (novembro)
Módulo 10 – Temas Complementares (dezembro)

A reconexão com a natureza é abordada como estratégia de promoção de paz.

O objetivo dessa formação é dar feição palpável aos nossos encantos. É uma tentativa de fornecer subsídios para tornar mais sólidos os nossos sonhos de um mundo mais doce, mais sadio, mais pacífico e mais solidário. Se você está entre os que se encantam com a ternura das coisas, e que querem construir de forma sólida uma era de paz sobre o mundo, esse é o percurso para você atravessar. Essa trajetória tem modificado a vida de muita gente, e pode também modificar a sua.

“Não é suficiente dizer que não devemos travar uma guerra. É necessário amar a paz e sacrificar-se por ela.”
(Martin Luther King Jr.)